Pages

quinta-feira, 22 de março de 2012

Um Convite a Ser Feliz!


grupo de professores que ali estava.
Ali sentada bem no fundo, ao canto da sala, onde estrategicamente posso observar sem ser observada, tive minha atenção pescada por um convite. Ele nos convidava a ser feliz! Eu que durante toda a minha vida afirmei com convicção: “tenho o dom de ser feliz”. Justamente neste dia questiono esse dom. Não está fácil ser feliz!
Lecionar em um clima de incerteza, onde não se visualiza um horizonte, uma possibilidade de progredir profissionalmente, de ser reconhecido financeiramente, de ter direitos tão importantes como a saúde, sendo tratados com total descaso, o dom de ser feliz não é suficiente e ultimamente parece ter vergonha e não acorda comigo pela manhã. Fica ali escondido, parece doente, o dom!
O dom tem sido substituído por uma revolta crescente, que me faz questionar o que é ético e o que é justo. Preciso ser um bom profissional e estar lá todos os dias bem humorados, com boas aulas, bem preparadas, cumprir as horas atividades, participar dos problemas da comunidade, enfim, fazer o meu melhor! Tudo isso ignorando a falta de ventiladores, a falta de dinheiro, a falta de bebedouro para os alunos, o calor infernal! Isso é ético? Porque justo não é! Não é justo com minha humanidade e também não é ético para comigo.
Há outro dom, o dom de ser educador, este está cansado, sobrecarregado, triste, decepcionados, definhando em meio a planos desfeitos, municipalização vigente, greves históricas e sem resultados. Esse dom, que é diplomado com duas licenciaturas e uma pós, sente imensa vontade de rasgar seus diplomas e dar lugar a outros dons.
Voltando a palestra, em meio a tantas dinâmicas, musiquinhas emocionantes, risos e brincadeiras, além do convite, ele nos dá um conselho, se cuida professor, cuida do seu bem estar mental e físico, lecione por amor, não só por dinheiro. Eu penso, não dá! Para ter saúde precisa realmente ser feliz e para ser feliz preciso de um mínimo de conforto, preciso de segurança, conforto e que o justo esteja ao lado do ético.
Para aceitar o convite a ser feliz preciso acreditar! Acreditar em quem faz as leis, em que as faz cumprir. Necessito vorazmente acreditar que a Educação ainda tem jeito. Eu estive lá, na última assembleia estadual, e o que vi, foi o reflexo do que sinto. Algo se perdeu, o olhar não é mais o mesmo. Estamos lá à deriva!

Um comentário:

  1. Texto de desabafo, escrito pra o blogue da RBS e postado lá. Desabafo de uma profissão a beira da extinção!Desabafo pelo descaso total após todos os anos de contricuição na contrução do nosso país.

    ResponderExcluir