Pages

domingo, 1 de julho de 2012

O silêncio que fala

Homens silenciosos e mulheres tagarelas, dupla sinistra!
Faço parte de uma dupla assim, passo a maior parte do tempo na minha casa envolvida no mais absoluto silêncio ou, embalada por alguma sinfonia que em bala a casa amarela.
Vez ou outra o ser verborrágico que vive em mim liberta-se e fala, fala, fala... As respostas são um balançar de cabeça, uma olhada do tipo “estou ouvindo”, quando muito, alguns uhuns, ou uns, grunfs e outros resmungos intraduzíveis. Quando mais animado, ou pior Zangado, sim e não!
Além de um ser verborrágico, vive em mim um ser “atentado” uma espécie de leprechaun brasileiro e de saias. Nada é barreira pra um diálogo quando eu realmente quero e tudo é motivo pra provocar o riso quando esses  seres,  resolvem libertar-se.
Então,
Na casa amarela no tradicional café das 18h, estabeleço um diálogo? Um monólogo? Qual o nome se dá para uma conversa onde um fala e o outro gesticula ou resmunga? Não importa...
Tenho muita coisa pra falar, contar, o dia de trabalho cansativo, o tempo, a pessoa que me irritou, o que vi de belo, o erro que cometi o que ouvi de bom, enfim, Blá, blá, blá! Em troca, entre mexidas no café alguns goles, recebo olhares e  uhuns. Faço uma pergunta: “uhum”. Conto algo que fiz: “Uhum!”, pergunto se estou certa : “Uhum!!!”. Vários uhuns depois, assunto esgotado. Pergunto-me, falei sozinha,  todo esse tempo? “Uhum” é algo automático que dispara como uma forma de me contentar?
Ah não! Tudo bem eu até aceito uhuns, mas tem que ser verdadeiros! Quero ser ouvida. Bebo devagar o café e penso: Um teste! É isso, testarei os uhuns! E lá vem a pergunta teste. Conto mais um pedacinho do meu dia e finjo distração e largo a pergunta:
“Você é veado?”
Sobrancelhas arqueadas, olhos zangados e finalmente uma frase:
Que pergunta é essa em meio à conversa? Ficou louca?
Pronto orgulho feminino salvo! Os uhuns eram sinceros, meu ouvinte estava atento, só tem mesmo é uma grande economia de sons. Devia saber ouvir é o dom! Tanta musica e poucas palavras. Não é uma palavra que cala e sim um silêncio que fala!

2 comentários:

  1. Entendo em número, gênero e grau! Lá em casa habitam dois seres exatamente como os descritos!

    ResponderExcluir
  2. O universo é quase todo formado assim! Isso para encontrar o equlibrio... ou talvez o caos!!?? Ando assim Caetaneando, he... he!

    ResponderExcluir