Pages

sábado, 21 de abril de 2012

Educação levada a sério!

Não é uma nova greve, na verdade é continuação, foi uma trégua para que ambos os lados refletissem e recuperassem o folego. Enquanto os professores se lamentavam pelos corredores da escola, se desdobravam para repor as aulas, ficavam procurando culpados pelo insucesso da greve até então, o governo trocou seu secretário, circulou “por toda santa Catarina”, fez um pequeno agrado aos ACTs, elo mais fraco da corrente. Conseguiu elaborar outra tabela tão absurda aos meus olhos quanto a outra, mas que aos olhos dos leigos e até dos não tão leigos, parece uma bela tabela. Quase ia esquecendo-me do parcelamento, proposta mais que indecente ridícula. Não acredito que o secretário de educação e o governador acreditavam que iríamos aceitar!
Minha intenção era não escrever mais sobre greve, não me envolver tão profundamente, me manter o mais afastado possível! Mas, me deparo primeiro com um vídeo do youTube, do nosso secretário de educação falando sobre a decisão dos professores entrarem em greve. Juro, que ao ouvi-lo falando que a proposta era muito boa e que não entendia o que os professores estavam querendo, me lembrei de uma peça de teatro onde a personagem favelada contava que o filho não se contentava em só comer cream cracker queria margarina também! Nas entrelinhas parecia dizer que nós já ganhávamos muito, que era incompreensível que exigíssemos o cumprimento da lei. Resisti indignada, confesso.
Hoje, resolvo dar uma espiada na coluna do Moacir e me deparo com a seguinte manchete: “Conselho estadual é contra a greve do magistério”, tudo bem, sou da opinião que greve é um direito e pode-se ser a favor ou contra, mas argumentação é fundamental! Não acredito até agora nos argumentos em que se fundamenta o conselho. Não acredito no texto que li!
Não é verdade que a greve prejudicou os estudantes, o que realmente prejudicou foi o descaso total com que vem sendo tratada a educação. Não é verdade que os governantes se preocupam com o magistério, querem é nos manter calados para que não atrapalhemos suas intenções eleitoreiras. Todos perderam com a greve? Verdade! Mas ela podia ter sido evitada se tivéssemos gestores competentes. E outra vez podia ter sido evitada, parcelar uma divida a partir da metade do próximo ano? Por favor, não façam piada! Educação é pra ser levado a sério!
Na minha escola somente quatro ACts e um efetivo não aderiram a greve e os alunos dessa vez estão conosco! Alunos que nesta eleição votam! Continuar a greve não é o melhor caminho? Talvez! Mas foi o mais digno que nos foi oferecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário