Pages

domingo, 6 de novembro de 2011

Ten list




De vez em quando, confesso que esses “de vez em quando” são frequentes, penso sobre a morte. Até natural para quem tem como profissão ensinar a vida. Na verdade não penso na morte como uma consequência natural, biológica, penso na morte das pessoas que amo e na minha morte.
Pensei em como eu gostaria que fosse a minha despedida neste mundo, até comentei, não gostaria de flores de plásticos, nem de aglomeração de pessoas, nem de pessoas curiosas, nem de muitas velas (me irritam a garganta),Aquelas lâmpadas que imitam velas acho horrorosas, nem de livros de assinatura (tem coisa mais mórbida?), não quero que me cubram de flores( tenho penas de enterra-las vivas!). Gostaria que nesse dia estivessem presentes somente as pessoas de quem gosto e que realmente gostam de mim, queria que minha despedida estivesse livre de toda falsidade e hipocrisia que impera nas relações sociais.
Quero presentes nesse dia, pessoas capazes de comentários espirituosos, choros discretos e elegantes (alguém precisa chorar! Faço questão), detestaria pessoas que gritam... “Por quê? Por quê?”... E aquelas que falam, “Parece que está sofrendo”... Ou o marido dela nem chorou! Rezas repetitivas e decoradas, ui! Nem pensar! Música, adequada a um funeral é claro!
Ontem assisti a um filme onde o personagem principal, contratou a funerária para organizar seu funeral, até ai tudo normal, só que ele fazia questão de estar presente e ouvir cada história que cada um dos “convidados” tinha a contar sobre ele. Na verdade, ele queria ser perdoado ou mesmo, se perdoar por um acidente que acreditava ser o culpado. O filme oportuniza a uma reflexão sobre a intensidade da vida e a naturalidade do seu fim.
Fez-me lembrar de minhas reflexões sobre a morte e até a me identificar com alguns desejos do personagem. Fiquei pensando que está na hora de fazer a lista de convidados, quem eu realmente quero que venha jogar aquele punhadinho de terra que simboliza um adeus. Mas de verdade? A pessoa que eu não gostaria mesmo que estivesse presente sou eu mesma, tenho a intenção de refletir muito tempo sobre esse assunto.

Um comentário: