Pages

domingo, 14 de agosto de 2011

"Os Sem Floresta"


Essa foi uma semana de visitas inesperadas por aqui, um casal de tucanos, um bando de cocotas e um ouriço. Os tucanos e as cocotas atraídas pelos frutos do açaí e das caneleiras, os poucos que resistiram ao vento. E também pelas bananas colocadas para as saíras, moradoras da ilha.
Quase não sei sobre ouriços, e apesar de não vê-los muito sei que existem mais de um por aqui. Meus cães também sabem, e muitas vezes já tentaram comê-los. Amanhecem na minha porta com as fuças cheias de espinhos! E não aprendem!
Os ouriços são conhecidos por aqui como porco espinho, apesar do verdadeiro porco espinho só habitar a África, Ásia e Europa. Nossos “porcos espinhos” não tem nada haver com porcos, são mamíferos roedores, arborícolas solitários e de hábitos noturnos.
São animais lentos, silenciosos e, por isso, difíceis de serem observados. São dóceis e não lançam espinhos como muitos acreditam. Os espinhos são na verdade pelos endurecidos que ao serem tocados se desprendem com facilidade. Ao se sentir ameaçado vira-se de costas para defender o ventre e o focinho, expondo ao predador os espinhos. É assim que os cães acabam com as fuças espetadas!
Existem espécies onívoras e folívoras, alimentando-se principalmente da brotação, frutos e sementes, complementando a dieta com insetos. Quando falta alimento na mata costuma atacar as roças. O que explica a presença do meu ilustre visitante!
Não é a primeira vez que esse ouriço resolve descer das árvores e se arriscar por aqui em meio aos cães, causando o maior reboliço! Anda calmamente, se exibindo com aquele ar de quem pensa “ nem tente!” Dessa vez se superou e resolveu comer a brotação de trevos ao lado do canil! Com direito a poses pra foto e reboladinhas provocantes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário