Pages

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Visitante Selvagem!

Esta semana tivemos visita ilustre no bufett dos pássaros da ilha verde. Um lindo Tucano reinou por ali absoluto por dois dias seguidos. Apesar da felicidade de poder ver assim de pertinho eu sei que na verdade, não é um bom sinal. Ao contrário do que se pensa a aproximação de animais selvagens de áreas habitadas pelo homem é sinal de que esses animais estão com problemas. Pode ser por ter seu espaço natural invadido ou por falta de comida.
No caso desse tucano é provável que a fome o fez vir até a ilha verde! O vento derrubou as frutas do nosso quintal e também as da mata.
Tucanos alimentam-se basicamente de frutos, mas podem se alimentar de insetos ou mesmo de filhotes de outras aves caso lhe falte comida. Não é uma ave ameaçada de extinção, ainda não! São lindos, atraentes, inquietos, gostam de tomar banho de chuva mas, apreciam um banho de sol, pois, são sensíveis a umidade e ao frio. São domesticáveis quando filhotes, ato que não devemos praticar em hipótese alguma, já que parte da sua beleza é justamente o fato de ser livre e selvagem. Na floresta os tucanos defendem seu território ferozmente.
A plumagem das várias espécies é essencialmente preta e branca e possui um grande bico que fica entre amarelo, laranja e vermelho. O bico é responsável pela quebra dos frutos e sementes, captura de insetos e lagartixas e também de atrair o parceiro. Pelo bico é possível identificar o sexo dessa ave, o bico do macho é mais longo, fino, menos curvo e termina abruptamente. Apesar de grande o bico é bem levinho formado por tecido ósseo esponjoso.
Para dormir eles viram a cabeça para as costas e erguem a cauda até encobri-la, podendo assim descansar o bico. Para se fixar aos galhos possuem dois dedos virados para frente e dois virados para trás. O que lhes garante uma boa soneca.
Costumam por seus ovos em ocos de árvores e os ovos levam em média 17 dias para descascar, o casal divide os cuidados com os filhotes que nascem cegos e só saem do ninho após sete semanas.
Aprendi por aqui com as pessoas mais antigas que quando um bando de Tucanos fazendo barulho e sinal de chuva! E nas aulas de Zoologia que uma visita de um tucano no quintal pode ser um pedido de socorro da natureza!


Nenhum comentário:

Postar um comentário