Pages

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Inspiração!

Voltar à ilha,
Outra vez o mesmo ritual, levantar cedo, frio de fazer desistir!
Mas fui. Ao contrário do meu irmão que ia com a certeza de que a greve continuaria e com contas e mais contas tentava me convencer, minha sensação não era de esperança ou expectativa era a certeza da derrota. Para mim o meu era voto vencido. Mesmo assim, não mudei de opinião. Não por teimosia, por certeza! Certeza de que essa era a atitude mais digna, comigo mesmo, com meus filhos a quem devo ser exemplo e com meu pai a quem devo a honra de ter sido filha. E que durante toda uma vida falou daquele seu jeito firme, do tempo em que a palavra valia mais que uma promissória: “Leis e regras, têm que ser cumpridas e a palavra dada precisa ter valor!”.
Eu fui para ver encerrada uma história, para ver meu plano de carreira ser sepultado, só assim eu poderia voltar pra sala de aula e dizer, eu lutei, até o final, mas não foi possível! No ônibus a minha opinião parecia ser compartilhada, mas alguns ainda tinham esperanças.
Durante a viajem a conversa girava em torno de dois assuntos, as tabelas, malditas tabelas! Calculadoras em mãos, procurávamos avanços, os misteriosos avanços, eu ainda não os achei! O outro assunto era, caso voltássemos, assim, da forma como está, o que cada um faria para sair da educação.
Quem esta de fora, deveria vestir a pele de um professor por algumas horas! Só então entenderiam o tamanho do problema, quando um professor pensa em desistir de lecionar! É como alguém que abandona o grande amor. É um ato de desespero! Quando escuto alguém falar sobre perder o apoio da sociedade, penso: Até onde vai esse apoio? Vejo tantos professores aposentados, passando por dificuldades e não vejo apoio da sociedade. Quando escuto alguém clamar pela volta as aulas, que pensemos em seus filhos, penso: E os meus? Uma boa educação só se faz com amor e respeito. Preciso me amar, me respeitar ter uma velhice garantida para poder amar meus alunos e garantir-lhes o direito de aprender.
Ao chegar à passarela a musica era uma versão de “Solo Le Pido a Dios” de Mercedes Sosa, me encheu de uma esperança nova! Eu que não sei esperar. Emocionei-me, ao ouvir a tradução de tudo o quanto eu havia pensado e ouvido, reescrevo apenas uma parte:
Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a seca morte não me encontre um dia
Vazio e solitário sem ter feito o suficiente
Eu só peço a Deus
Que a mentira não me seja indiferente
Se um traidor tem mais poder que um povo
Que esse povo não esqueça facilmente...
E a assembleia seguiu com discursos inflamados! Alguns até ofendem, dizem o que não devem!... Perdoados, é o calor do momento! Resultado das regionais, nossa cabeça era somar quem era a favor da continuidade da greve e quem era contra. Apesar da maioria das regionais serem contra a continuação da greve o número de professores a favor era maior.
Aclamação: Foi aclamada por maioria a continuidade da greve, eu me reconheci nessas pessoas que, procuram com muita esperança, nas malditas tabelas e não encontram as lendárias vantagens.
Os desistentes, respeito de verdade sua opção! Estou decepcionada, sim! Não vou mentir algumas regionais pra mim eram exemplos de resistência. Mas sou contra as pessoas que radicalizam e ofendem as pessoas que tem pensamentos contrários aos seus. Na verdade, ninguém sabe quem está realmente certo. Cada um tem a sua própria verdade! Quem se absteve da votação, democraticamente, perdeu seu direito e a oportunidade de viver mais um momento único, vibrante e histórico.
Encerro com Mercedes Sosa em outra canção: “Como La Cigarra”
Tantas vezes me mataram
Tantas vezes morri
Entretanto estou aqui
Ressuscitando
Graças dou à desgraça
E a mão com punhal
Porque me matou tão mal
E segui cantando...

Um comentário:

  1. Não sei se isso vai diminuir a decepção e a tristeza por ontem, mas quero que você saiba que EU SINTO MUITO ORGULHO DE VOCÊ!Orgulho de ser sua filha, orgulho de ter sido sua aluna, orgulho de ser sua amiga, orgulho da pessoa linda e maravilhosa que você é!

    ResponderExcluir