Pages

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Girafas e Saxofones.

Li em um livro, que não lembro o autor, não lembro o nome nem do que se tratava a seguinte frase: “A musica é o silêncio em movimento”, da frase lembro. Lembro, de ter sublinhado e refletido sobre ela. E de tudo que li naquele livro foi o que ficou.
Aqui na casa amarela, na ilha verde, onde moro o silêncio se movimenta muito, de diversas formas, no murmurar do riozinho que passa ao lado, no canto do sabiá-laranjeira, no farfalhar das folhas quando o vento as toca.
De manhã se exercita no assobiar sertanejo do meu pai, que passa pela minha janela. Ou vem de rock ou reggae, no som dos carros de todos que vem para o almoço.
Mas é a noite que ele “abusa” de todos os movimentos, e ainda em vinil se move clássico, jazzístico ou então se rebela no rock in roll. MPB também rola e o silêncio rebola provocante!
Todos na casa amarela amam o silêncio e amam também seus movimentos!
Eu? Amo assim, do meu jeito. Sem preferencia, tempo ou estilo. Horas o quero em movimentos hábeis e horas assim bem paradinho. Meu maior encantamento são as palavras que se movem junto com o silêncio, nas letras das musicas. E tenho um fascínio especial pelos instrumentos usados para guiar o movimento do silencio.
Resolvi que quero um saxofone. Aproveitando-me de uma conversa onde se promete o mundo um ao outro, pedi: Você me dá um saxofone? Imagine! A resposta veio de súbito: Pra que Você quer um saxofone, vai aprender a tocar por acaso? Fiz beicinho, me fiz de ofendida, mas na verdade estava ganhando tempo, vasculhando dentro de mim uma razão.
É claro que não! Tenho a certeza de que não sou capaz de tocar saxofone. Então pra que eu quero? Meu cérebro respondeu de pronto, pelo mesmo motivo que quer uma girafa, são lindos, pescoçudos e dourados! Mas não confesse isso a ninguém, vão achar que é louca!
Então respondi: acha que não sou capaz de aprender a tocar saxofone? Já aprendi tantas coisas mais difíceis! Sabe que quando quero alguma coisa sou persistente, consigo.
Até eu me convenci, estou vendo o dia em que uma girafa irá passear pelo pomar da casa amarela embalada por um silêncio que se move através do saxofone!

2 comentários:

  1. Ai que medo ainda bem que é uma girafa e um saxofone e não um violino e um sei la rinoceronte..kkkkk

    ResponderExcluir
  2. É podia ser um crocodilo e uma guitarra elétrica, seria "altos choques"!

    ResponderExcluir