Pages

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Colecionador

Coleciono “coisas”,
Coleciono miniaturas de vidrarias usadas em laboratório; coleciono girafas, bruxas, livros, coleciono cactos, pedras, sementes, conchas. Já colecionei sapos e anjos de porcelana.
As coleções atuais estão expostas pela casa amarela, por toda parte, as mais antigas, das quais já desisti, eu guardo em caixas em algum lugar no armário. Por minha causa, por insistência minha, temos em casa uma coleção de discos de vinil, que passeiam pra lá e pra cá, ora no baú, ora no toca discos, ora nas mãos de alguém que admira suas capas.
Descobri esses dias, que coleciono pessoas, não em espécies, mas suas características, sentimentos, significados, defeitos interessantes, qualidades... Enfim, o que a pessoa tem e me interessa, me aproprio e guardo.
Guardo na memória, não em um lugar escondido. Mas bem a mão onde eu possa rever toda vez que quiser sentir vontade ou saudade! Ali tem uma rica coleção, não em número, mas em diversidade.
A todas as pessoas que ali estão dedico sentimentos bons, amor, carinho, amizade, adimiração. E elas ou foram ou são muito importantes em minha vida. A grande maioria que ali está tem comigo laços consanguíneos, mas há os que não têm parentesco algum e que são amados tanto quanto. Não sou pessoa que possa dizer: tenho milhões de amigos. Na verdade, são poucos, mas cada um é único, especial!
Quem é colecionador, sabe que a graça da coleção é a raridade, a dificuldade de encontrar o “objeto” a ser colecionado. No meu caso a graça está em observar e encontrar pessoas únicas, diferentes, especiais que fazem a diferença na vida das outras pessoas.
Algumas pessoas que passam pela minha vida, passam! Assim, sem deixar nada, elas não vivem, apenas existem! E outras raras, que nem se percebem observadas vem fazer parte da minha mais valiosa coleção.
Ali, pode se achar censo de humor inteligente, sarcástico, mau humor charmoso, honestidade a toda prova, criatividade, fidelidade, inocência, inteligência excepcional. Encontram-se também dançarinas, bons cozinheiros, artesãos, músicos e conhecedores de boa música, poetas, escritores e leitores, ranzinzas, rebeldes sem causa,auto confiantes, bagunceiros, organizados, cientistas, humanistas... Enfim os mais diversos!
Todas as pessoas que tem suas características em minha coleção têm em comum a simplicidade, cometem erros, são insensatas, algumas meio insanas e todas muito, muito humanas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário