Pages

terça-feira, 28 de junho de 2011

Enquanto isso no telhado...



Mel, a menina que mora no telhado, na ilha verde, é bailarina e fada.
Ainda não tem quatro anos e como toda criança tem grande preocupação com o mundo e sua população, diga-se que o seu mundo são alguns poucos quilômetros e a população ela conta nos dedinhos.
Assim, muito preocupada, desce do telhado onde mora, senta no meu sofá com a cara mais preocupada que consegue manifestar e com as pernas cruzadas a mãos no colo, pergunta:
- Porque hoje é dia de mãe trabalhar, pai trabalhar e não é dia de vó trabalhar? Nunca mais é dia de vó trabalhar?
Encurralada! Sempre assim que me sinto, quando ela senta daquele jeito e me olha com aquele olhar sério de quem sabe muita coisa.
- É hoje é dia de vó trabalhar. Mas, estou em greve.
-ah tá!
Ufa! Achei que não seria tão fácil!... E não foi.
Levanta, dá umas piruetas, preocupa-se novamente, testa franzida:
-O que é greve?
Ai! Agora me senti realmente numa enrascada.
-Olha só! Você percebeu que na escola grande ao lado da sua nunca mais teve aulas? Então, os professores não foram mais ao trabalho. Isso é greve.
Mais piruetas, mudança de lugar e...
-Por quê?
Porque, sempre os infinitos porquês.
-Porque (suspiro), Um titio grande e mal ficou com o dinheiro dos professores deixando eles tristes, muito tristes! E eles resolveram, como castigo, não trabalhar mais para esse titio.
-Huuumm. Como ele chama? Você me mostra no seu “computadorrs” a foto dele?
-Colombo, esse é o nome dele. Mostro outro dia eu mostro.
Pula do sofá, vai correndo no baú de brinquedos, mexe e remexe e volta triunfante com um coelho branco preso a um cordão.
- quero ver a cara dele, vou conversar com ele - diz ameaçadora- se ele não devolver o dinheiro vou bater nele com esse coelho! Não fique triste ele vai devolver tudo, tudinho!
E lá vai... Correndo e fazendo piruetas, está tudo resolvido, justiça feita!... Volta pela manhã, no dia seguinte:
-Me mostra...
- Mostra o que?
-A foto do titio do mau.
Sou obrigada a mostrar, ou não terei paz à manhã toda.
-Vê é este.
Faz uma cara pensativa, morde o lábio, sacode o coelho...
-Ele sabe onde moro? É que eu tenho um dinheiro guardado.
Depois de saber que o Titio mal mora em outra ilha bem longe desta, ela volta para o telhado, com a certeza de que o seu tesouro está seguro! E eu fico aqui, pensativa... E o meu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário