Pages

domingo, 26 de junho de 2011

O Verbo.



Esperar...
Ultimamente esse é o verbo fremente em minha vida,
Acordo e espero! Espero que alguém se importe, espero que alguém se comprometa. Espero uma má notícia, uma boa notícia, espero um e-mail, uma reunião. Espero o desconto na folha, à devolução do dinheiro, folha suplementar, espero que meus colegas não desistam, espero não desistir...
Não sou a única a esperar, vejo muitos... Pais, alunos, professores, esperam o final da greve!...O Governador espera apoio dos deputados que esperam que o Juiz decida que espera que o governador reflita que por sua vez conta com o nosso DESESPERO!
Com todo esse tempo que tenho agora, percebi que a minha espera se iniciou junto com a decisão de ser professor. Esperei um concurso, esperei o estágio probatório, esperei o acesso no plano de carreira, esperei ser valorizada. Esperei que, efetiva, teria reconhecimento e segurança, teria a minha carga horária garantida. Não foi o que aconteceu! Fiz outra licenciatura, outro concurso, especialização... Nada! Vivo esperando as “normativas”, as regras do sistema que preenchem a minha carga horária como bem lhe provém, sem importar se esse ou aquele professor se identifica com a disciplina ou com o assunto a ser trabalhado naquela turma. Vi o piso salarial como um reconhecimento pequeno por todo tempo de dedicação a minha profissão. Mais dois anos esperando que a justiça considerasse que isso era sim um direito. A justiça reconheceu o governo não!
Resolvi não esperar mais, “cruzei” os braços, fui às ruas, reuniões, enviei e-mails, li, me informei e quase me tornei uma “ilegal”. Por um triz! Teria lá na minha história de professora: “foi uma grevista ilegal!” Estou cansada, confesso! Essa informação toda, esse “banho” de realidade me deixou um tanto enojada. Até o momento, estou com a mesma carga horária excessiva, com menos dinheiro, mais endividada, mais indignada e ainda com a certeza de que vou ficar aqui esperando de “braços cruzados”. ESPERO que não por muito mais tempo!
Hoje? Estou aqui esperando... Esperando a segunda feira! Quem sabe? Pode ser que alguém se comprometa, tome as rédeas e FAÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário