Pages

terça-feira, 21 de junho de 2011

Impotência.


Hoje me acordei triste, sentindo maus presságios, sentimento herdado de minha avó!
Meu coração estava tão apertado, uma dor na alma. A minha alma dói e tem febre quando a tristeza me invade. Hoje não senti raiva... Li todas as decisões a serem tomadas a respeito do meu destino, vi meu contracheque e não senti raiva! Fui tomada por um infinito cansaço! Senti-me, insignificante, impotente, incapaz! O sentimento de impotência vem do que para mim é impossível conceber. Por mais esforço que eu faça não consigo compreender o atual cenário em que se encontra a educação. Enquanto a lei não era cumprida pelos governantes, não se falava em ilegalidade. Quando ele corta, recorta o plano de carreira de toda uma categoria, não se fala em ilegalidade! Mas lutar pra ver uma lei ser cumprida pode ser ilegal! Não aceitar que tirem seus direitos para saldar dívidas, pode ser ilegal! Professores fora da sala de aula prejudicam os estudantes, desviar o dinheiro que deveria ser da educação, não!
Também não entendo mais o significado da palavra diálogo. Sempre pensei que era uma conversa entre duas ou várias pessoas que discutem uma ideia até chegar a um consenso. Parece que não, diálogo é aceitar! Goste ou não, seja justo ou não, aceite! Ou correrá o risco de não estar dialogando. Eu não sei ter esperança, não sei. Pra mim, esperar, ficar assim de mãos atadas assistindo de longe alguém com a minha vida lá, em suas mãos é a total impotência! O que sei e entendo é que estamos no meio de um embate, pois é só no meio que se sente a impotência, nunca no início ou no fim!
Tantas falas se ouvem, tanto se lê sobre a importância do bom professor, que seu trabalho é imprescindível, que é um trabalho árduo difícil, necessário. Dias sem aula e a sociedade toda grita por seus filhos em casa! Porque então é tão difícil valorizar? O momento de lutar, de refletir, de todos assumirem o compromisso com a educação que se quer, é agora! Essa responsabilidade não é só do professor, nem só de quem governantes, é do aluno e dos pais, também! Convido-os: comprometam-se!
Essa foi a pior das sensações, Impotência! Mas só hoje me permito tristeza, só hoje me permito à sensação de impotência. Amanhã, não! Amanhã preciso lutar, encontrar pessoas comprometidas com a educação e principalmente preciso de uma respostas: CADÊ VOCÊ jUSTIÇA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário